Quinta-feira, 26 de Julho de 2007

 

Assinalo hoje o post número 75 ( bodas de diamante portanto), já muitas estórias e comentários correram pelo blogue que começou por ser um hobby para atenuar as saudades de casa mas rapidamente se tornou um vício. Agradeço assim, desta forma a todos aqueles que durante meses me apoiaram ( fornecendo material de escrita) e a todos aqueles que tiveram a paciência de o ler e de o comentar. Assim, e dando fim a esta estória de agradecimentos e comemorações resta-me continuar a minha empreitada e esperar que tenha material para mais 75 estórias .

Hoje relato a estória da junta de freguesia de Sobrado. Um feito que merece com toda a certeza o destaque da estória número 75. Cá vai.

O edifício da junta de freguesia é relativamente recente, antigamente a junta funcionava num casebre junto à escola Eb 1º de Campelo, um remedeio triste segundo dizem. Depois do 25 de Abril de 74, e com os ventos de mudança que varriam o país, arranjou-se dinheiro para fazer a junta nova. Local escolhido, o centro. E onde é o centro, no passal. Na segunda feira de Santa Justa veio a máquina fazer o buraco no sítio onde iria nascer a nova junta ( mais ou menos no cimo do actual jardim). Buraco feito, toca o sino a rebate a chamar o povo. E o povo lá vem, manifestando-se quanto ao local escolhido para fazer a junta de freguesia, que estragaria o passal, que não tinha jeito nenhum...

Resultado, o buraco foi aberto de manhã mas fechado à tarde, o povo não deixou que se construísse a junta no passal.

A junta acabou por ser construída em frente ao passal ( no lado oposto ao sítio onde estava previsto da primeira vez), num terreno cedido por uma sobradense , anos depois de o sino ter tocado a rebate.  


sinto-me: Tesos...
música: A do sino

publicado por estoriasdaminhaterra às 10:34
Critico tudo e todos, com ou sem razão? É isso que dizes? É que, deixa-me dizer-te, tenho já um passado de vida associativa, participação na comunidade e até um cargo sujeito ao escrutínio público que me tranquilizam.
Acredites ou não, uma insinuação, vaga e evasiva, não conseguem causar mossa em anos de alguma dedicação à comunidade - e alguma será sempre mais que nenhuma.
Marco a 28 de Julho de 2007 às 01:48

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
16
19
21

22
23
25
28

29
30


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO