Quinta-feira, 17 de Maio de 2007

Esta é mais uma das tradicionais. Um best off . Costumam contar as gentes de Sobrado em relação à " bestialidade" dos habitantes de Gandra - Paredes. Ao que parece os de Gandra contam em relação aos de Sobrado a mesma estória. Vou contar à moda de Sobrado.

Os de Gandra tinham inveja da torre da igreja de Sobrado. Era monumental, grande como não havia nas redondezas. E bonita. Ora fartos de serem considerados pelos de Sobrado " uns palermas" , decidem suplantar a obra, construindo com gigas uma torre tão grande, tão grande, que chegasse ao ceú.

Para tal fazem uma recolha na freguesia de todas as gigas existentes. Uma sobre a outra, a torre vai ganhando forma e o ego dos de Gandra alento. Mas, e quando a obra estava perto do final, e apenas faltava uma giga para a completar  e chegar ao ceú, verificou-se que não haviam mais gigas. Ir a Sobrado pedir uma emprestada estava fora de questão. Havia lá vergonha maior!?

A solução acabou por ser arranjada mesmo na terra, retirando-se a giga de baixo da torre e colocando-se a mesma no topo. Sucessivamente...



publicado por estoriasdaminhaterra às 10:20
Sempre ouvi esta história reativa a Sobrado. Ainda bem que, afinal, pode ter "acontecido" em Gandra...
Marco a 17 de Maio de 2007 às 11:49

Bem eu duvido do " ter acontecido" mas ao acontecer, prefiro que seja em Gandra...eheheh

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO