Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

 Sobrado tem perdido a sua ruralidade. A cada ano que passa veêm-se mais terrenos a monte, mais construção, mais desenvolvimento, mais tudo. Tem, como em tudo na vida, os seus prós e contras.

A estória de hoje aconteceu num passado mais ou menos longínquo, quando Sobrado ainda conservava a sua ruralidade em estado bruto.

Nessa altura os bens alimentares eram "da casa", o porco que se matava, as batatas da horta, as couves, o feijão a cenoura do quintal, o pão do forno ( a lenha) de casa.

As actividades domésticas e familiares desenvolviam-se, essencialmente à lareira ( onde se cozinhava, dormitava, comia, conversava etc.).

Estando o inverno a bater à porta, a lareira já chamava os habitantes do pequeno casebre ao seu calor. Assim, reuniam-se à sua volta, pai, mãe, filhos e cão. À medida que as horas passavam , a conversa fora-se esmorecendo, a lareira também e o sono apoderando-se dos habitantes. Todos dormiam, lareira e candeia incluídos. A mãe acorda, e meia atordoada, lembra-se que não tinha posto o pão ao forno. Levanta-se e tacteia a cozinha, encontra a pá com a massa em cima, num gesto decidido "coloca" a massa no que julgava ser o forno. Puro engano. O luar, reluzia sobre a janela sem vidros,as estrelas faziam lembrar as brasas aiinda semi encandescentes, ludibriando assim a pobre camponesa que julgava a janela por forno. Só ao outro dia deu por ela, quando no forno não encontrou nada mais que espaço. 

 


tags:
sinto-me: e agora?
música: Quem me leva o meu pao?

publicado por estoriasdaminhaterra às 11:52
Isso é que é azar! Mas olha que a noite devia estar fria, a aguardente devia ter andado de mão em mão e depois, deu no que deu, eh eh
Marco a 24 de Maio de 2007 às 15:37

Eu isso não posso afirmar, mas a ser verdade acredito que até o cão mandou um trago abaixo...

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO