Quarta-feira, 06 de Junho de 2007

Os bugios são conhecidos pela sua irreverência e pela sua audácia. Esta estória é a prova disso mesmo. Aconteceu há uns anos ( largos) e preconiza, não só essa audácia, mas também o amor e a importância dada à festa pelos sobradenses.

Dia de S. João, o paços de ferreira sagra-se campeão de futebol. Fazem cortejo, e tentam atravessar Sobrado. Hora - prisão do velho. Os bugios assistem emocionados a mais uma prisão do velho. Os adeptos vêm eufóricos pela vitória. Insistem em passar pelo meio da festa. Má escolha. Bugios e mourisqueiros revoltam-se por verem a festa "invadida". Arraial de porrada. Diz quem viu, bugios a pegarem em carros a peso e a arruma-los para a berma, ombros de ferro que não deixam passar ninguém, e a cena mais espectacular ( para mim, e para quem me contou) o reimoeiro que enfia o espadim pelo vidro aberto do motorista do autocarro, obrigando-o a recuar. O espadim ao que parece fez uma tangente à cabeça do motorista. Resultado, debandada da equipa do paços, prossegue normalmente a prisão.Nunca mais caravana alguma se atreveu a passar a terra a meio da prisão do velho.

 

 

P.S- quem me contou a estória tinha à data 12/13 anos ( hoje 47), era bugio, e contou-me a estória com um brilho nos olhos próprio de quem "vive" a festa e lhe tem uma paixão incondicional. 


sinto-me: Honrada por ser sobradense

publicado por estoriasdaminhaterra às 14:35
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

17
20
21
22
23

24
25
26
30


pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO