Quarta-feira, 13 de Junho de 2007

Esta já foi contada noutro blogue ( http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com/), muito provavelmente por termos as mesmas fontes ( porque temos, algumas pelo menos), bem, não interessa vou contá-la à mesma ( até porque temos alguns leitores diferentes). Aqui vai.

Ao que parece à cerca de 50 anos, em Sobrado foram chamadas duas bandas para tocarem no S. João. A tradicional banda de S. Martinho de Campo e a conceituada Banda de Vilela. A festa prometia ser de arromba. Na distribuição do "trabalho" pelas duas bandas calhou à banda de Vilela acompanhar os bugios na dança de entrada enquanto a de Campo acompanharia os mourisqueiros.

Começa a banda de Campo a tocar a marcha da dança de entrada e os mouros a dançarem rua abaixo até à igreja.

Os bugios ordenam-se, e a banda de Vilela também. Começam a tocar. Bugios parados. Tocam com mais afinco, nada feito os bugios nem se mexiam. Ao que parece a banda de Vilela não tocava a marcha como devia ser, e assim os bugios não dançavam. O remédio foi mesmo virem chamar às pressas a banda de Campo para tocar a marcha, enquanto a banda de Vilela se recolheu de orelhinha baixa ao coreto, passando por lá todo o dia.

Que se saiba nunca mais houveram duas bandas a actuar em Sobrado, diz-se por aí que a banda de Campo dá-lhe uns acordes " secretos" á música....


sinto-me: muahahahahahahah
música: pópoopopopopo - banda de campo

publicado por estoriasdaminhaterra às 09:27
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

17
20
21
22
23

24
25
26
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO