Sexta-feira, 30 de Março de 2007

A casa do " cachopas" ( sita no lugar da Costa, hoje em dia em ruinas e só com um habitante humano) outrora era uma casa "cheia", em todos os sentidos. Apesar de ter sido uma das casas imponentes da aldeia, com o tempo degradou-se tudo ( ou quase tudo), estando actualmente deixada à mercê das trepadeiras e do tempo. A história de hoje passou-se nos aureos tempos da casa, no tempo dos avós dos actuais donos ( Jaquim Cachopas e a sua matilha de 14 cães - também eles provavelmente netos de um dos intervenientes da história).

Como sabem, era comum há cerca de 40 anos terem-se empregados em regime ( de a de comer - trabalhavam e tinham direito à refeição, conforme as casas, mais ou menos faustosa).

Ora um desses trabalhadores " a de comer", por alturas do estio encontrava-se a trabalhar na casa do Cachopas, e havia já algum tempo que havia reparado num canideo ( da raça daqueles que ladra mas não morde), que à hora do "tacho" se prostava ao pé do respeitavél dono, abrindo e fechando o garboso faqueiro de prata, na esperança que lhe caísse um "bocado". Por ora caía-lhe, sendo nessa altura que saída do aposento, com a sensação de missão cumprida, para se deitar na varanda a deleitar o " bocado".

Mas, o bocado havia de lhe sair caro, num dos dias desse estio tórrido, o patrão não almoçou em casa, mas o canídeo não se deu por achado, com aquele ar de carneiro mal morto, entra na cozinha e senta-se ao lado do trabalhador. Este ao príncipio não lhe ligou muito, mas o seu insistente abrir e fechar da boca, amoleceu-lhe o duro coração e enterneceu-se do animal.

-Se calhar tens sede- pensou.

Pegou na caneca cheia do liquido de Dionísio e na primeira oportunidade " deu de beber a quem tem sede".

Diz-se que o animal saiu um pouco cambaleante e que tossiu um pouco, mas desta vez quem ficou com a sensação de missão cumprida foi o "a de comer".



publicado por estoriasdaminhaterra às 14:30
Muito bem. Fico contente por haver quem se dedique à causa de registar estas estórias da nossa terra. Vou ficar muito atento ao blog. Marco
Marco a 31 de Março de 2007 às 15:07

obrigada Marco, espero que te divirtas e que, também envies algumas estórias que saibas, o blogue é aberto. Mais uma vez obrigada e... Boas leituras

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Março 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO