Sexta-feira, 29 de Junho de 2007

 Mourisqueiros 2007

 

Muitos pintores  ( ou pseudopintores) têm-se dedicado á pintura das pitorescas imagens do S. João de Sobrado. A cor, o movimento, a alegria cativam qualquer um.

A estória de hoje ( E que fecha por este ano o ciclo das estóriasdaminhaterra sobre as bugiadas) relata uma peripécia ocorrida há vinte anos, num dia de s. joão e a propósito de uma pintura de um mourisqueiro.

A exposição de pintura estava aberta ao público na junta de freguesia, os sobradenses entravam e saíam para ver os quadros. Apenas um sobradense de mantinha expectante olhando uma imagem que retratava um mourisqueiro. Manteve-se assim algum tempo a comtemplar a imagem até que avistou um filho da terra conhecido e, por sua vez amigo do pintor.

- " Olha, ( chamou ele) anda cá, sabes eu estou aqui a olhar para isto, é o meu filho sabes, mas não dá bem para ver que é ele, eu tenho lá uma fotografia em casa, que até é maior um bocadinho que o quadro, e trazia-a para por aqui, é que no quadro não dá para ver bem que é ele".

Nunca foram trocadas as imagens, mas era uma ideia como outra qualquer.


tags:
sinto-me: artista
música: da caixa

publicado por estoriasdaminhaterra às 09:46
LOL Eu acho até uma ideia bastante pertinente pois se ninguém sabia que fora o "muso" inspirador do pintor isso não me parece bem! E aposto que o pintor deve ter adorado a ideia!! :-)
daplanicie a 30 de Junho de 2007 às 10:17

Boas .. Bem queria informar que ha um novo blog , onde podem encontrar tambem videos, fotografias e informação sobre a festa de sobrado ..~
agradecendo a sua divulgação ..

www.bugiosemouros.blogspot.com

Nuno Queiros
Nuno Queiros a 30 de Junho de 2007 às 16:57

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Junho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

17
20
21
22
23

24
25
26
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO