Terça-feira, 03 de Julho de 2007

O ritual da matança do porco ainda se usa por terras sobradenses. Escolhe-se um dia de preferência frio e tratasse de limpar o sebo ao bicho. O dia seguinte, por norma é dia de repasto. Papas de serrabulho. Consiste " essencialmente"  numa " malga" de papas temperadas com cominhos, seguidas do picado ( sangue, figado e bucho do porco) acompanhado com arroz, terminando com rojões. Tudo isto, claro está, regado com bom vinho e muita alegria.

A estória de hoje relata o final do dia de uma matança e o modo singelo como se aviaram umas poucas de feveras ao defunto porco.

Terminadas as lides da matança ( já noite dentro) o ratinho começava a roer o estomago do matador. O patrão sabedor do apetite do homem diz á mulher para fritar umas feveras para o matador, e encaminha-o para a cozinha.

A mulher começa a fritar as feveras e o matador a comer e a beber. A mulher frita ele come, frita come, frita come... até já não mais haverem feveras do porquinho.

Resultado o matador " aviou" as feveras do porco todas. Claro está que logo foi motivo de chacota na terra, era comum lhe perguntarem " Então fulano, foste matar o porco e comeste as feveras todas!?", ao que ele pausadamente respondia, disfarçando um sorriso cumplice, " A mulher não as parava de fritar...".

É caso para dizer mais vale manter um burro a pão de ló...


sinto-me: de barriga cheia
música: Sou um mestre da culinária

publicado por estoriasdaminhaterra às 09:46
Eu acho que o senhor era demasiado educado para estar a contrariar a dona do porquito, que estava tão satisfeita a fritar a carninha do bicho!! Aposto que ele até fez um enomr sacrifício só pra lhe ser agradável!
daplanicie a 3 de Julho de 2007 às 12:09

Não tenho a menor dúvida quanto a isso... Os sobradenses sempre primaram pela sua educação eheheheh

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
16
19
21

22
23
25
28

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO