Terça-feira, 24 de Julho de 2007

Sobrado é deveras uma terra rica, até mesmo um Visconde temos, embora de título comprado e não, como muitos dizem, de descendência real, ou vulgo, de sangue azul.

A estória de hoje é mais uma do Ti Zé espinheira, desta feita a propósito do Visconde de Paço.

 

(...)O Visconde de paço era um sobradense que veio do Brasil rico em mil oitocentos e tal e  comprou o título de Visconde. Fez aquela casa em paço, que tem o brasão do visconde. (...) Não era descendente do rei, mas quando morreu o duque de Bragança ainda cobriram o brasão com um pano preto, de luto. (...)

 



publicado por estoriasdaminhaterra às 15:05
Em rápida pesquisa descobri de onde vem o título - foi-lhe concedido por D. Luís em 1879.
Descobri em www.museu-emigrantes.org que "prestou relevantes actos de beneficência aos portugueses desvalidos residentes no Rio de Janeiro e concedeu valiosas dádivas ao asilo de D. Maria Pia, do Porto".
Se calhar, o título até não foi comprado... Mas, não te irrites, que não vale a pena. Eu é que sou muito mau no uso da nossa língua.
Marco a 27 de Julho de 2007 às 09:44

Eu não me irrito, só acho que estás a levantar problemas onde não existem, o que escrevi, não vejo onde possa ferir susceptibilidades, a não ser que seja monárquico... Mas pronto, ao menos o post serviu para ires pesquisar e alargar horizontes... Quanto ao título comprado, conjecturas tu, que poderá não ter sido comprado, mas também poderá ter sido... Há muitas maneiras de comprar , as valiosas dádivas podem ser uma delas, mas pronto, eu não vi, não era nascida ( julgo que tu também não!) restam-nos então as conjecturas , os suponhamos e as palavras de quem conheceu quem vivia na altura... nada mais .

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
14

15
16
19
21

22
23
25
28

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO