Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Há algumas "personagens" em Sobrado sobre as quais as estórias são recorrentes. A estória que conto hoje é de uma dessas personagens, o mesmo das galochas da vaca, do colchão com desconto entre outras... Esta é mais ou menos recente mas é a prova cabal que a hora do tacho ( de comer em família ) é mesmo sagrada.

O T'i Manel era um condutor tardio, daí que a sua habilidade ao volante deixasse muito a desejar. A prática ( em alguns casos) leva à perfeição, com ele  nunca tal aconteceu, mas também nunca deixou de conduzir.

Um dia, perto da hora de almoço domingueiro vindo o ti Manel na estrada Gandra-Sobrado , seguido por uma invejável fila de carros, chegado perto do lar assinala o pisca para a direita, de imediato o condutor que o seguia , vendo a oportunidade para dar "às de vila Diogo " ultrapassa-o. Asneira. No preciso momento em que o carro se mete a fazer a ultrapassagem, o Ti Manel , calmamente vira á esquerda com rumo à garagem de casa. Bateram, quer dizer o  outro condutor é que bateu no carro do Ti Manel . De quem era a culpa? Evidentemente, dizia o Ti Manel que era do outro, que se meteu a ultrapassar quando ele estava a fazer a manobra! Era do Ti Manel , dizia o condutor, que assinalou pisca à direita e virou à esquerda. Veio a polícia. Ainda estiveram naquele impasse algum tempo, mede daqui, alega dacolá nada feito. E o ti Manel a ver as horas passar... e a barriga a dar horas. Finalmente, toma uma decisão, dirige-se ao polícia e ao outro condutor e com uma parcimónia e pacatez próprio de quem sabe que tem a razão do seu lado diz:

Olhe, vocês vejam lá isso que eu já venho, é que está na hora do tacho e a mulher está à espera. E assim calmamente, atravessou a estrada, com rumo a casa, para " Tachar", enquanto os outros ( policia, condutor e curiosos), assistiam à cena atónitos.

Uma coisa é certa, felizmente ainda há quem considere as refeições em família um ritual sagrado.


sinto-me: de acordo, horas são horas
música: xxxiiiiiii grrrrr pumm bateu

publicado por estoriasdaminhaterra às 09:14
LOOL Ora bem, e quem fala assim não é gago!!
daplanicie a 20 de Agosto de 2007 às 10:54

Lá está, é a supremacia da família eheheh

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
25

26
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO