Quarta-feira, 11 de Abril de 2007

A RTP fez recentemente 50 anos, foram 50 anos de história e estórias, mas foram 50 anos que também provocaram estórias, fora do miracoloso ecrã mágico.

As primeiras televisões a chegar a Sobrado foram protagonistas de muitas estórias, estórias do " arco da velha", esta é uma delas.

 

Lá para as bandas da agra havia chegado um novo habitante á casa do lavrador, era um habitante que se ligava à ficha e mostrava gente, gente de verdade que falava c'a gente ( ou pelo menos parecia).

Como manda a regra da boa educação, o novo habitante foi encaminhado aos novos aposentos e instalado. Era o quarto dos donos, que nem sei como vos pinte, talvez como um caos emergente.

A primeira emissão foi histórica, daquelas que ficam para sempre na memória e que nos fazem lembrar um possivel milagre ( c'um que diacho comé c'os Homes se mete lá adentro?!), coisa nunca antes vista!

No entanto, o que ficou mesmo para a estória ( do rol das estórias sobradenses) era o que dizia a mulher á vizinhança.

- Eles diz que quando a gente liga a tlabesão eles bê tudo pa dentro de casa da gente.

Ao que respondiam os vizinhos,

- Oh mulher acha mesmo!?

- Eu cá c'um Deus comigo também acho que não, mas o nosso Jaquim diz que sim, e agora a gente na liga a tlebesão sem antes botar o calçado e a roupa pa debaixo da cama e ajeitar a roupa. E ria-se, mudando o assunto.



publicado por estoriasdaminhaterra às 16:34
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
20
21

22
25
27
28

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO