Terça-feira, 28 de Agosto de 2007

Foto do site http://www.eb1-campelo-1.rcts.pt/index.htm

 

Longe vão os tempos em que entrava na escola nº1 de Campelo como aluna. Gostava de estudar e da escola. Ainda hoje quando passo pela escola sinto uma melancolia da infância perdida indescritível . A escola nº1 de Campelo foi a base dos meus conhecimentos, da minha vida em sociedade e como não podia deixar de ser, palco de muitas estórias .

A estória de hoje é pessoal, daquelas de infância que se guardam com carinho e saudade na arca das lembranças do tempo de inocência.

A professora ( de uma paciência imensurável) revia a matéria dada em jeito de preparação para os últimos testes do ano lectivo. Falávamos de geografia, inserida obviamente no programa de meio físico. Ela perguntava, nós respondíamos . Simples. Ao lado do quadro negro de ardósia o mapa do país que incluía o oceano atlântico e um bocado da Espanha. A revisão era dada por aí. A professora perguntava as cidades e nós indicávamos no mapa. Mas um dos meus colegas não tinha estudado a lição, a professora rapidamente se apercebe e chama-o ao mapa. Pede-lhe que diga onde é Lisboa, não localiza, depois o Porto, não localiza, a Espanha, nada, finalmente a professora, numa tentativa final que pelo menos o aluno identificasse o que era terra e o que era mar pergunta-lhe onde era o oceano Atlântico, no mapa. O meu colega, cansado de tanta pergunta, dos risos dos colegas e sem perceber os nossos sinais, firma a mão no "atlântico" ( para descansar) enquanto procura afincadamente o Atlântico no lado de Espanha. Caso perdido. Risota velha. Ficou a estória e a certeza que hoje o meu colega sabe perfeitamente onde é o Atlântico.


sinto-me: saudosa
música: quando eu era pequenina

publicado por estoriasdaminhaterra às 17:09
Que mais não seja, pelo menos quando andar a mergulhar nele...LOL Beijinhos
daplanicie a 29 de Agosto de 2007 às 09:42

Eheheh tenho a certeza que sim...

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
25

26
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO