Terça-feira, 17 de Abril de 2007

Esta não é bem uma estória da terra, é mais uma estoria de vida, mas apeteceu-me contá-la à mesma.

Quando fiz seis anos ( já foi há tanto tempo) ingressei na escola primária ( na altura ainda se chamava assim). A minha escola costumava ter um presépio enorme no segundo andar, motivo de orgulho de alunos, docentes e funcionários.

Desde o primeiro ano de escolaridade que sonhávamos sermos nós os autores de tal evento, evento exclusivo aos alunos finalistas.

Mas não há mal que sempre dure nem bem que sempre perdure, a minha turma chegou ( mais ou menos intacta) ao quarto ano e cabia-nos a nós realizar o presépio( entenda-se arranjar musgo para as senhoras professoras depois o montarem).

Mais ou menos no principio do mês de Dezembro a Professora informou-nos da necessidade de ir procurar musgo, marcou-se o dia. Numa quarta- feira, à hora de almoço ( daí a necessidade de comermos rápido) iríamos ao monte mais perto e traríamos a quantidade de musgo necessária à realização do dito presépio. Euforia total. O único senão, estar na escola ante de as aulas comecarem ( à uma da tarde).

Depois de engolirmos a comida e de nos apanharmos em "liberdade" a busca foi incessante, saímos de campelo com direcção à Costa ( pelo caminho fomos fazendo tropelias), entramos no monte pela zona da "fonte" na Costa, fomos pelo recoste, saímos à gandra, zevido, pesqueira e atravessamos o rio pela ponte de ferro em direcção à escola novamente, pelo caminho apanhamos cerca de meio saco de plástico ( daqueles do supermercado) de musgo.  A volta foi grande mas o proveito pequeno, chegamos à escola eram três menos dez... Ao que consta os nossos pais nunca souberam, as professoras ficaram atrapalhadas e parece que nunca mais niguem foi ao musgo ( pelo menos alunos!)



publicado por estoriasdaminhaterra às 17:11
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
20
21

22
25
27
28

29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO