Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007

Em termos gastronómicos Sobrado possui os seus inegualáveis doces brancos ( vulgarmente chamados de cavacas noutras freguesias) e o cabrito assado no forno. No entanto, embora estas iguarias sejam as mais famosas não são as únicas na terra. A lebre no forno à Sobrado, é se não uma iguaria pelo menos um mito gastronómico. Reza a história que ali para os lados da Costa havia um perdigueiro que era imbatível na caça às lebres, sendo ele o impulsionador deste prato.

 Vindo o dito perdigueiro em perseguição desenfreada de uma lebre já desde os montes do Recoste, atravessa a " cortinha " da casa e desce ao quinteiro da habitação ( sempre com a lebre em fuga á sua frente), a lebre sentindo-se perdida e não vendo outra saída senão umas escadas que levavam até á cozinha, atira-se por elas fora tentando dessa forma escapar à morte certa, o cão persegue-a arfando e rosnando. A lebre desespera por um esconderijo quando entra na cozinha. A tensão paira no ar, a lebre sente-se perdida de vez, quando de rompante olha para um canto e vê uma porta, num impulso salta e enfia-se naquele esconderijo, o cão ladra uma última vez, a dona da casa entra e cuidadosamente tapa a porta do esconderijo, o forno onde momentos antes havia metido umas batatas a assar...

 

Ingredientes:

1 perdigueiro que corra bastante e que saiba orientar a lebre

1 lebre do monte

1 forno pré aquecido

batatas

 

A estória de hoje era contada por uma das recorrentes personagens deste blogue, o exagero e a fantasia desta estória tornam-na numa verdadeira pérola das estórias sobradenses e merecedora de assinalar a estória número 100 deste blogue.

 

Regionalismos:

Cortinha- terreno de cultivo

quinteiro- amplo espaço no interior das casas de lavoura. Orientava-se á volta do quinteiro as cortes dos animais, adegas e arrumos para a alimentação do gado.


tags: ,
sinto-me: com fome desta lebre
música: Sou um mestre a culinária

publicado por estoriasdaminhaterra às 15:06
O que eu me ri com esta história...espectacular!!
Beijinhos
daplanicie a 25 de Novembro de 2007 às 15:59

Realmente espectacular é mesmo o termo, devia ter sido um espectáculo digno de ser visto... eheheheh e o melhor é que fica para sempre documentada uma receita inédita.

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Novembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO