Quinta-feira, 03 de Maio de 2007

Eu sei que deveria ter comecado por dizer onde é Sobrado e como é Sobrado. Não o fiz, confesso não me lembrei porque estava muito entusiasmada com as estórias da terra e esqueci-me da principal estória, a de Sobrado.

Vou tentar redimir-me agora.

Ao contrário do que o professor José Hermano Saraiva referiu no programa " A alma e a gente", a toponímia( http://pt.wikipedia.org/wiki/Nome_de_locais)de Sobrado não deriva de uma casa asobradada, ou seja de dois pisos. Mas sim, ao que parece do latim suberatus (? não sei se será assim que se escreve), no sentido de souto de sobreiros.

Sobrado, ou Santo André de Sobrado, pertence ao concelho de Valongo, tendo, 19,40 km² de área e 6 682 habitantes (2001).Em 12 de Junho de 2001, deixou de ser aldeia para passar a ser vila. Não sei se para melhor se para pior.

A imagem de marca é, sem duvida a Festa da bugiada, que se realiza anualmente no dia 24 de Junho. ( mais informações ver blogue http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com/)

Não posso deixar de referir também a ponte românica sobre o rio Ferreira ( que atravessa a vila),a igreja matriz ( de talha barroca), a fonte da casa paroquial ( actualmente quase coberta de silvas) e a casa de Paço ( num estado lastimável).

Embora pouco ou nada divulgada foi a participação de Sobrado, como ponto estratégico, na guerra civil de 1832, protagonizada por liberais e miguelistas ( Ver o site www.avozdeermesinde.com , pesquisar " As lutas liberais no concelho de Valongo"), merece destaque.

Sobrado, a maior freguesia do concelho em termos dimensionais, está inserida num vasto vale de boas pastagens ( que estão na sua maioria ao abandono). Em Sobrado, apesar da sua notória evolução ainda se conserva alguma ruralidade, o que faz com que ( a meu ver) seja uma das mais pitorescas terras do concelho).

Mas o que torna  Sobrado uma terra deveras excepcional são as suas gentes, protagonistas de muitas estórias caricatas e protagonistas da verdadeira estória de Sobrado.

 

Bibliografia

www.wikipédia.com

http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com

www.avozdeermesinde.com

www.cmvalongo.net

http://www.eb1-campelo-1.rcts.pt/lendas.htm



publicado por estoriasdaminhaterra às 11:50
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO