Quinta-feira, 03 de Maio de 2007

Bem agora que já fiz o bonito ( ou borrei a pintura nem sei bem) já posso continuar alegremente com o meu hobbie, que é contar as mais belas estórias de Sobrado.

A estória " Oh manel toca os bois" é mais uma pérola das estórias Sobradenses, e conta mais uma vez com a participação de personagens reincidentes. Os Cachopas.

Estando na altura das regas, o Manel, filho mais novo encontrava-se no engenho a tocar o bois, enquanto o pai, andava na cortinha a conduzir a água através de um rego.

A rega corria às mil maravilhas quando "sem mais nem quando" , a água deixou de correr no rego. O pai, atento às lides, e pensando que o filho se tivesse distraído grita-lhe:

- Oh manel toca os bois rapaz!

- Os bois estão a andar senhor meu pai!

- Que diacho! retorquiu o lavrador, enquanto subia o rego tentando descobrir o problema.

E bem grande era o problema. Um enorme peixe ( um irogo) tinha sido puxado com a bomba , e vinha rego a baixo a nadar , só que de tão grande que era com o rabo deitava a água toda fora do rego.



publicado por estoriasdaminhaterra às 14:43
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO