Terça-feira, 08 de Maio de 2007

Em tempos em que o TGV está na ordem do dia ( mais ou menos) , é sempre bom recordarmos os nossos velhos comboios, e estórias a ele associadas.

A estória de hoje conta a primeira viagem de um sobradense num comboio, no tempo em que ainda se podiam comprar bilhetes ao pica, e andar de comboio era um prazer  ao alcance apenas dos mais endinheirados.

Ir ao Porto era sinónimo de festa. Vivendo-se num meio rural como o era Sobrado, o Porto era o género de uma Nova Iorque, para os Sobradenses. Ia-se normalmente na "carreira" ( ou a pé), e vinha-se pelo mesmo meio.

No entanto, haviam sobradenses audazes, tão audazes que até eram capazes de se meter num comboio e marchar até à terrinha.

Foi isso mesmo que o 'Quim fez, á vinda para Sobrado, mete-se no comboio. Ali a chegar a Campanhã, chega o pica e pergunta-lhe para onde é o bilhete, ao que o incauto passageiro lhe responde:

- É para a porta do Leão em Sobrado, onde havia de ser.

 

 

P.S. até hoje o comboio nunca passou em Sobrado ( que se saiba). A porta do Leão era a paragem das "carreiras". 



publicado por estoriasdaminhaterra às 14:29
O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO