Quinta-feira, 10 de Maio de 2007

Estamos a chegar ao S. João, já se sente o cheiro e os ânimos em Sobrado já começam a ficar ao rubro. Só quem é de Sobrado percebe esta paixão que move os Sobradenses, é uma coisa que não se vê, que se sente apenas, e que já nasce com a gente.

A estória de hoje relata essa mesma paixão, paixão que se sobrepõe até mesmo aos laços familiares.

Estando nas vésperas do S. João, um dos bugios vê a sua mulher desfalecer e acabar por morrer, ora isso colocaria em causa a sua participação na festa, visto que teria de "vestir" luto.

O bugio não tem mais, calasse bem caladinho, mete a mulher numa caixa e vai cumprir a tradição. Só ao outro dia deu conta do acontecido, carpindo então, copiosamente a amada esposa.

 

 

Mais informações sobre o S. João de Sobrado: http://bugiosemourisqueiros.blogspot.com/



publicado por estoriasdaminhaterra às 09:33
Muito bem... Estas estorias são de veras impressionantes! Quem diria que por esses lados acontecem coisas interessantes, a minha alma ta parva! E eu a pensar que só em Barcelos é que acontecem coisas que valem a pena ser relatadas, partilhadas... Sobrado... Pah, o nome é assim um bocadinho pro esquesito, mas olha, pode ser que um dia tropeçe lá... ih ih
Ricardo a 10 de Maio de 2007 às 21:22

Obrigada pelo comentário, é sempre bom ver que os amigos visitam o Blogue. Já tropeças-te em Sobrado há uns anos, pelo menos num bocado dele, em mim.
Espero agora que continues a tropeçar no blogue e que te divirtas com estas pérolas da cultura popular.
Um forte abraço e ... boas leituras!

Meu caro sobralense

Parabéns por estas "estórias da sua terra".
É desta forma que se fixa a memória dos acontecimentos que nos marcaram.
É o que eu tento fazer na minha ARCA VELHA.

Saudações raianas.
chanesco a 11 de Maio de 2007 às 00:21

Ola caro chanesco, fico feliz que tenha visitado o meu modesto blogue. Já fiz o mesmo com o seu. Quanto às estórias aqui publicadas, são estórias da nossa terra, na medida em que podiam ter acontecido noutra parte qualquer do país.
Bem haja e boas leituras...

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO