Quarta-feira, 23 de Maio de 2007

Como já referi noutros posts, Sobrado é terra de ciclistas. E a febre tem crescido significantemente desde a vitória da Volta a Portugal por Nuno Ribeiro e, recentemente com a criação de uma associação de btt ( Sobradobttclube- http://sobradobttclube.blogspot.com/ ).

Ora a estória de hoje é uma conversa entre dois ciclistas amadores ( sobradenses), um na casa dos 40 e outro na casa dos 60 e muitos, ambos praticantes solitários, mas assíduos da modalidade.

Chega o ciclista mais jovem ( devidamente equipado) de mais um percurso duro, o ciclista mais velho admira-lhe a fatiota e pergunta-lhe:

- Essa "casaca" (  casaco)é boa hei-de cumprar ( comprar)uma.

- É, é boa, ao cima abre-se o fecho e ao baixo fecha-se por causa do frio. Transpira-se é muito.

- Ai transpira!? Então não quero. Eu no outro dia ia a subir o carreiro (estrada nacional que liga a paredes)e taba bento( estava vento), a meio há lá um talho, eu parei entrei e pedi uma folha de jernal. O home deu-me o jernal todo, mas eu disse-lhe naaaãooooo uma folha só. Então meti a folha de jernal no peito,o jernal absorve o suor e nao deixa entrar o frio, é uma maravilha.  

O ciclista mais jovem obviamente, concordou acenando com a cabeça e procurando ao mesmo tempo segurar o riso enquanto a sua mente imaginava a cena...


sinto-me: gelada com a ideia
música: pelos caminhos de POrtugal

publicado por estoriasdaminhaterra às 10:43
Isso não só é verdade como é usado por ciclistas profissionais nas provas mais importantes.
Vi muitas vezes serem dadas folhas de jornal aos ciclistas nos topos dos Pirinéus ou Alpes nas Voltas à França, Espanha ou Itália. O papel de jornal não serve tanto para "absorver o suor" mas antes, dada a sua densidade a proteger contra o frio.
Marco a 23 de Maio de 2007 às 15:47

Olá Marco. Desconhecia a utilização a esse nivel. Mas, estamos sempre a aprender... e morremos sem saber.

O blogue estoriasdaminhaterra recolhe estórias da tradição oral sobradense bem como factos da vida comum de uma pequena vila dos arredores do Porto...
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
19

20
26

27


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO